Conquistas da Campanha Salarial (2023/24)

CAMPANHA SALARIAL 2023/24

Sindicomunitário conquistou 51% de reajuste salarial para a categoria em relação a 2022 por meio da luta pela implantação da EC 120/2022.

O novo piso passa a ser de R$ 2.640 a partir de maio/2023, uma diferença de R$ 891,00 mensal e um aumento acumulado de R$ 11.583 no ano.

Parece exagero, mas não é. Números não mentem e o Sindicomunitário prova isso com o trabalho de sua diretoria. Em abril/2022 o piso dos ACS era de R$ 1.749 e a partir de maio/2023 passa a ser de R$ 2.640! Um índice de 51%!!! Sim, é isso mesmo! Isso dá um aumento de R$ 891!!!

Neste de ano de 2023, após muitas negociações com o sindicato patronal (Sindhosfil), fomos obrigados a realizar mais uma GREVE no dia 9 de agosto de 2023, o que resultou na possibilidade real de conseguirmos avançar nas negociações. E deu resultado! De R$ 1.749 em 30/04/2022 passamos para R$ 2.640 a partir de 01/05/2023. Um reajuste de 51% (R$ 891 mensais), ou um ganho anual de R$ 11.583 no ano!

Só para se ter uma ideia, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice que mede a inflação, apontou um aumento de custo de vida de 3,99% nos últimos 12 meses de acordo com o IBGE.

Além de conquistar essa renda a mais, a diretoria se comprometeu em garantir que esse piso fosse estendido também para as demais categorias APA/ACI/APD/ARD/AC, o que foi uma grande conquista da reunião ocorrida no dia 11 de agosto de 2022, na prefeitura de São Paulo, um dia após a nossa GREVE do dia 9 daquele mês.

É claro que essas conquistas não acontecem assim, sem mais nem menos. É preciso trabalho e lutas constantes. Em maio/2022 o Sindicomunitário conquistou um piso de R$ 2.424 na Campanha Salarial do ano passado. Em janeiro deste ano esse valor subiu para R$ 2.604. Indo a R$ 2.640,00 a parti de maio/2023 Veja a tabela abaixo:

E ainda tem mais!

O patronal, que estava oferecendo somente 3,83% no VR, VA, Auxílio Creche e que não queria atender a FOLGA da Saúde, passou a considerar essa possibilidade e finalmente conseguimos convencê-los a assinar a Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 com os seguintes reajustes:

• VR – R$ 32,00 (era R$ 29,82)
  • VA – R$ 240,00 (era R$ 156,09)
  • Auxilio Creche – R$ 340,00 (era R$ 294). O Auxílio Creche agora também é um direito do trabalhador homem.

Outra conquista da diretoria do Sindicomunitário foi que a partir de janeiro de 2024 teremos reajuste no Piso Salarial conforme o salário mínimo for reajustado, a previsão do governo é que em janeiro o salário mínimo passe a ser de R$ 1.421,00

Além disso, garantimos pela primeira vez em nossa Convenção Coletiva de Trabalho o direito a FOLGA da Saúde para a nossa categoria, que era um pleito antigo nosso desde 2017 e que não era um direito adquirido. Agora, graças ao apoio da categoria e sua confiança em nosso trabalho, finalmente conquistamos esse antigo sonho.

Em 2022, uma importante conquista do sindicato foi o pagamento da insalubridade aos trabalhadores contratados pela Organização Social Santa Marcelina, que até então não recebiam.

E ainda tem mais (parte 2)!

Outra grande conquista deste ano de 2023 foi fazer justiça com o ACS que atendem a população em situação de rua contratados pela Bom Par e aos ACI que não foram incluídos na EC 120/2022 e que ainda estão recebendo o salário de R$ 1.880 e que a partir da nossa GREVE vão passar a receber o Piso Salarial de 2 salários mínimos, ou seja, R$ 2.640 já a partir da folha de setembro de 2023 e o retroativo será feito em um estudo por parte da Secretaria Municipal de Saúde – SMS para fazer esses pagamentos reajustados.

E vamos continuar lutando pela Insalubridade de 20 % sobre o Piso Salarial, eficiência e funcionamento pleno dos Tablets, continuidade do Curso Técnico, Ajuda de Custo digna para os ACS que trabalham na região de Parelheiros e outras regiões com características rurais, EPI’s de qualidade como calçados que não machuquem o pé dos trabalhadores e outras demandas que vamos continuar dialogando com a SMS e as Organizações Sociais (OS’s).

Apoio da categoria

Esse é verdadeiramente um sindicato empenhado em defender os seus representados, sendo eles sócios e não sócios. Porém o sindicato só se mantém atuando graças aos trabalhadores que se filiaram e contribuem mensalmente com sua mensalidade, pois após a Reforma Trabalhista ficou facultativo pagar sindicato (paga quem quer), porém a nós ficou a obrigação de lutar e defender a todos, sem distinção.

É por isso que agradecemos a confiança de todos os associados que contribuem com seu sindicato e convida aqueles que ainda não são sócios que se tornem filiados, para que possamos ter os recursos necessários para continuar lutando por melhores condições de salários, de trabalho e prestar diversos serviços para melhorar a qualidade de vida da nossa categoria, como assistência jurídica, saúde e lazer.

Sabemos que temos muito ainda a conquistar, mas é importante comemorar as conquistas até aqui alcançadas.

E a luta não para!

A Diretoria do Sindicomunitário já está com passagens compradas para se dirigir até Brasília (DF) no próximo dia 2 de outubro de 2023, onde permanecerá até dia 5 para mais uma jornada de lutas, se somando a outros sindicatos e a CONACS, para mobilizar os deputados federais e os senadores da República para reivindicar:

• Insalubridade Grau Máximo
  • Aposentadoria Especial e Desprecarização do Vínculo de Trabalho (conforme determina Lei Federal 11.350/2006).

Ninguém conquista nada sozinho! Por isso que o Sindicomunitário é respeitado reconhecido como um sindicato de luta, e não somete pela nossa categoria, como também tem o respeito de outros profissionais que trabalham nas UBS pela sua dedicação, comprometimento e seriedade do trabalho realizado pelo presidente JAILSON e sua DIRETORIA na defesa dos direitos e dignidade dos trabalhadores!

Parabéns a essa categoria atuante e sempre presente!

NÃO FIQUE SÓ, FIQUE SÓCIO!